A colisão de movimentos
Publicado em 23/nov/2009 por Charles Hansen.
Tags: conselho deliberativo, movimentos políticos
Depois de acompanhar, semana passada, o bom evento de aniversário do blog Grêmio Sempre Imortal e participar do Encontro com a Direção no último final de semana, afirmo com preocupação que o Grêmio vive um fortíssimo racha em seus bastidores e, em virtude disso, paga um preço alto.
É notório, ao conversar e ouvir alguns dirigentes e conselheiros, a existência de rusgas e divergências que transcendem o debate de ideias. As peças se encaixam e evidenciamos isso. Situação preocupante e nociva ao clube. Inúmeros movimentos políticos fracionam o Grêmio e se digladiam em busca de espaço. Oposição ostensiva, quase profissional, custe o que custar. É duro. Se metade dos movimentos fossem desprovidos das vaidades e interesses eleitoreiros e trabalhassem de verdade para o crescimento do clube, teríamos certamente um Grêmio muito mais forte.
Se a política do clube continuar nessa levada o Grêmio alternará poderes a cada eleição. E tal qual o que vemos na política tradicional, cada grupo/movimento/partido recomeçará um Grêmio a cada gestão.
Assim como temos grandes conselheiros, e nao são poucos, que construíram o clube ao longo da história e continuam prestando grandes serviços, há homens não dignos de sentar nas poltronas do conselho deliberativo. Chega da politicagem barata e desfavores ao clube. O Grêmio não tem mais tempo a perder.
Esta é a opinião de quem não tem vínculo com nenhuma corrente política do clube.
Charles Hansen.







Rafael
23. nov, 2009
E porque tudo isso, todas essas brigas e rachas?
Deve ser mesmo muito prazeroso ser um dirigente não remunerado, trabalhando somente pelo amor ao clube!
Me engana que eu gosto …
Charles Hansen Reply:
novembro 23rd, 2009 at 9:16
Rafael, tem uma classica frase que diz:
“Quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela.”
Brum
23. nov, 2009
É meu velho, esse é o Grêmio de hoje. Muita politicagem, pouca política. Isso já vem acontecendo há algum tempo mas somente agora estamos vendo esse racha, talvez porque a briga de vaidades tenha transposto as paredes do Monumental.
É uma pena, não deveria ser assim. Mas acompanhando o clube como a gente tenta acompanhar, a gente vê que, do jeito que a coisa está, a tendência a dar merda é grande. Precisamos agir enquanto o “grande” não vira “iminente”.
Forte abraço!
Aline Cardias
23. nov, 2009
Falta responsabilidade política tanto para situação como oposição. Tem muita gente pra atirar a “merda” no ventilador mas pouca pra assumir erros e, de verdade, trabalhar tão somente pelo bem do Grêmio. Fecho com o que disse o Charles…pode parecer que não, agora o status de estar dirigente/conselheiro do Grêmio mexe com a vaidade sim…é aquela transformação da noite pro dia. O nosso Tricolor não é passarela pra esse tipo de desfile…eu quero seriedade, que os anseios do clube à quem se propõe a trabalhar por ele, estejam à frente dos desejos pessoais.
Frontera.
23. nov, 2009
Falou tudo Charles, a horas venho notando esta politicagem BARATA que estão fazendo no tricolor.
Todo mundo sabe que abnegados são raros hoje em dia, a gente não tem como provar, mas eles devem levar dinheiro administrando o clube… compra e venda de jogadores ” y algo más”.
Também não tenho lado político dentro do Grêmio, creio que com o crescimento do numero de sócios a disputa se torna mais acirrada e sendo assim eles, “politiqueiros”, tratam de se carnear pelos votos… cachorrada ou melhor cadelada!!!!!
Existe um blog onde os grupos políticos do CD tratam de lavar a roupa suja, sai cada disque-disque que até parece coisa de gente pequena, gente que se diz gremista, gente que não vale a bóia que come como diz o Gaúcho. Este mesmo blog parece jogo de cartas marcadas, sempre os mesmos opinam, sempre os mesmo brigando e o Grêmio indo pelo “ralo”.
Não sou contra a pessoa do Duda, mas está certo de que tudo que os outros fizeram está errado, o Duda diz não haver revanchismo… pero, no creo en bruxas, pero que las hay… las hay.
Pois é amigo(virtual) Charles, a cada dois anos entra um grupo distinto e passa a borracha em tudo que estava dando certo no Grêmio e assim começamos do zero, deste jeito não vamos a lugar algum.
Não sou contra mudanças, afinal pedra parada cria limo, tudo bem que sempre há algumas coisas para ajeitar, mas daí não aceitar quase nada de outras gestões é um absurdo.
Levando para dentro das 4 linhas, todo gremista sabe que o Grêmio este ano foi um fracasso, somente o seu Duda e o seu Meira não percebem, mas como todo “bom” político eles não irão dar o braço a torcer. Tomara que as coisas melhorem, mas no final de 2010 tem eleições e sendo assim tudo pode mudar novamente… e lá vamos nós derrubar até mesmo as coisas que deram certas com o Duda para implantar um novo sistema daquele que triunfar nas urnas, VIVA A POLITICAGEM!!!!!
EU QUERO LEVANTAR O CANÉCO, CHEGA DE POLÍTICA!!!!!!!! CACHORRADA!!!! CADELADA!!!!!
Daniel Dias
23. nov, 2009
Também estive presente no encontro deste sábado. De salutar o fato de nos receberem, mas infelizmente o tempo é curto e eu mesmo saí com mais duvidas do que cheguei. Importante destacar aqui, que o vice de marketing do Grêmio alegou não ler e não entrar em nenhum blog, mas parecia estar ciente de tudo que se escreve por ai. basta ver suas criticas aos que escrevem nos blogues. Como em tudo na vida existem os blogueiros que escrevem sobre o Grêmio e os blogueiros que só usam o Grêmio em campanhas nada produtivas. Acredito que ter oposição é o que existe de mais sadio, porém não pode ser uma oposição fundamentalista como bem escreveste. Por fim, 2 milhões por ano da Puma é abaixo, muito abaixo do que imaginava, espero que o próximo contrato seja melhor.
heraldo
23. nov, 2009
Bom comentario,moro no Paraná, e não tenho esta baita oportunidade, de conviver quase que diariamente no OLIMPICO.Não sou partidário dos Polentas, que hoje estão aí,mas ao final de 2010, se tivermos ganho, o ruralito, a copa do Brasil e a Sula e bem no Brasileiro, teremos nesta mesma época eleições, aí varias ideias,como até agora ,quase a totalidade, posta,que não merecem dirigir o GREMIO, em 2010, vão permanecer por causo da campanha.E as ideias de um GREMIO COPERO, aguerrido etc.No meu singular e singelo ver, acredito que ter eleição direta para conselheiros, e alguns meses mais tarde, com os conselheiros, ja eleitos, escolher entre eles ,quantas chapas puderem ser, pois mesmo aqueles que perderem a disputa, voltão ao conselho e aí sim, pelear em torno de idéias. Par que todos possam ter somente um ideal O GREMIO FUTBOL PORTOALEGRENSE
Luis F.
23. nov, 2009
Charles, muito pertinente o teu comentário sobre esta situação política que só degringola. A última exemplificação disso foi o que ocorreu na última eleição.
Mas assim, tu poderias dar um relato mais detalhado, pra quem não pode participar do encontros, de como foi o debate em torno do Mkt do clube que tanto nos preocupa já faz algum tempo?
Abração!
Charles Hansen Reply:
novembro 23rd, 2009 at 14:02
Luis F. Está sendo composto um post sobre o encontro que vou publicar nos próximos dias.
Minwer
23. nov, 2009
Perfeito, Charles.
Também não faço parte de nenhum movimento e – talvez por isso – essa impressão de racha fica bem nítida.
Por vezes passa a impressão que não são todos gremistas, que não querem só o bem do Grêmio, mas sim o bem do Grêmio deles.
Até uma questão simples como a escolha de um novo patrono se tornou motivo de discussão pública.
Lamentável.
Rafael Targanski
23. nov, 2009
Luis F.:
Por muitos anos eu critiquei o Mkt gremista por estar nas mãos do Cesar Pacheco, advogado, delegado e várias funções no Grêmio. Sempre achei que essa área, por ser estratégica e fundamental no futebol atual, deveria estar nas mãos de um profissional da área, com experiência na função. Sempre critiquei o Cesar Pacheco pelo notório marasmo que o Grêmio mostra nessa área e pelos resultados fracos e que invariavelmente desagradam a torcida. Criticava mas não conhecia a figura. Talvez fosse injusto criticá-lo sem conhecê-lo.
Mas sábado, no encontro com a direção, eu conheci o tal Pacheco e vi que em momento algum minhas criticas eram injustas, o cara é muito ruim!!!!!! Fraco, conhecimento zero da área! Quando perguntavam questões técnicas tornava a presença dele risível. Quando falaram em “Match Day” ele não sabia onde se escondia. O cara continua achando que a camisa do brasileiro foi um sucesso e que não poderia discutir com os estilistas da puma. Ele acha que os 2 milhões anuais da puma são um ótimo negócio, tudo pq a puma caridosamente deixa o Grêmio vender outros produtos na GremioMania. Até o botafogo ganha mais pela sua camisa!!!
O Pacheco não foi capaz de responder com clareza nenhuma das perguntas, só repetia aquelas frases politiqueiras, “estamos trabalhando pra isso”, “em 2010 teremos melhores resultados”… nunca uma resposta objetiva mostrando alguma idéia nova.
Infelizmente estamos muito mal servidos nessa área e isso já se repete há 5 anos com a mesma pessoa. Nos outros encontros com a direção que fui (finanças, cat. De base e Arena) sai confiante de que estávamos bem encaminhados, mas dessa vez foi um balde de água fria! Ta mais que na hora desses dinossauros tomarem seu rumo! Chega de incompetência em posições estratégicas do clube. Nossa imagem não pode estar nas mãos de um cara que não sabe nem falar direito!!!
Rafael
23. nov, 2009
Pelo menos uma notícia boa pra começar a semana, e que pelo visto só o Terra publicou: Empresário diz que Victor pode “se eternizar” no Grêmio.
O link eu botei ali em “website”, é só clicar no meu nome.
omorcego
23. nov, 2009
Comentário que ouvi de um colorado hoje: Significado da palavra Copero – que COPERA com o rival. Marcelo Rospide – maior contratação COLORADA do ano, valeu Gremio.
Espero ir no proximo encontro com a direção. Pois vou tomar a palavra e expor tudo o que esses malditos precisam ouvir. Bando de safados. Destruirão o Gremio com esta maldita arena, e ainda por cima, colocaram o morangão na briga pelo titulo nacional, que o Corinthians de Mano Menezes, não os permitiu vencer.
Társis Salvatore
23. nov, 2009
Eu lamento que haja esses rachas. Estou longe de PoA, mas perto de outros clubes paulistas que acompanho de perto (por estar fisicamente perto) e está muito claro pra mim que é necessário deixar as vaidades de lado por um objetivo maior. Um time vencedor começa na direção, podem apostar isso.
Sobre o MKT eu tomo a liberdade de propor isso:
http://pensaremburrece.wordpress.com/2009/11/06/sugestao-uniforme-do-gremio-2010/
Peço ao Charles novamente que apóie se gostar.
Sobre o Grêmio ajudar o rival eu acho uma estupidez. O Grêmio não ajuda ninguém a não ser a si mesmo. Não tem que se preocupar com um time que demorou 98 anos para vencer uma Libertadores. Ou alguém aqui acha que o menor do Sul tem gabarito para um repeteco. Não senhores, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Não vai haver final caseira, nem roubo desavergonhado ao Nacional, nem chute de sorte de um jogador execrado pela própria torcida. Não torçam contra os símios porque eles não existem!!!!!
André
23. nov, 2009
O que mais me deixa abismado é que durante o mandato dos presidentes as correntes políticas trabalham arduamente, fazendo oposição e brigando pelos seus próprios interesses.
Mas, na hora da eleição, todos, sem exceção, somem do mapa. Na hora de apoiar os candidatos, nenhuma voz é capaz de se levantar contra o status quo e ficar ao lado do presidente, tanto é que o vice de futebol é um total acéfalo e nosso vice de marketing é um delegado de polícia.
Em suma, elegem um banana como o Duda e depois deixam o cara à deriva. Aí é pra matar qualquer caboclo do coração!
omorcego
23. nov, 2009
Isso Tarsis, eles não existem. Só vão pra mais uma libertadores. Estão na EMINENCIA TOTAL E REAL de serem tetra brasileiros. E claro….não existem!!!!
Quem não existe, É O GREMIO, um clube FALIDO que alem de ter se tornado um clube PERDEDOR, com uma torcida de jovens BURROS com pensamentos ufanistas e discussões FÚTEIS (no caso do “grande craque” Tcheco…..) e totalmente ALIENADOS com relaçao ao clube do “outro lado”.
Nas ultimas rodadas, conseguimos ressucitar um time que estava na eminencia de cair para um SETIMO LUGAR, para o TERCEIRO LUGAR faltando 2 jogos……..DUAS BARBADAS.
A torcida do Gremio (alguns por exemplo) viraram DOENTES pelo Gremio. Mas é uma doença no sentido RUIM da palavra. Os doentes, acham que a tal GERAL é a DONA do clube. Vibram mais com uma torcida imitadora de argentinos, do que com o próprio clube, a ponto de avacalhar com os SÓCIOS do clube, aqueles que DÃO DINHEIRO ao Gremio. Uma torcida, que não BOICOTA uma camiseta NEFASTA feita para emoldurar o que o Gremio é atualmente: um HORROR. Torcedores preocupados em terem uma arena como na Europa……na certa, por estarem hipnotizados pela midia que mostra jogos de times europeus e seus palácios. Ou para quererem abrigar uma copa do mundo, que antes, era chamda copa do mundo de futebol, e hoje, é copa do mundo da FIFA, pois futebol mesmo, já não há, pois a FIFA cuidou muito bem disso. O Gremio hoje, possui dirigentes que nao defendem o clube EM NENHUM MOMENTO. Dirigentes que acabarão com o clube na tão falada arena. Dirigentes que HUMILHARAM um icone chamado Jardel. Não trouxeram um Rodrigo Fabri, um Gilberto, um Paraíba, UM ÉMERSON…..mas sonham todas as noites, em ter os colorados IARLEY, RAFAEL SOBBIS e agora a novidade…..EDINHO.
Para fechar, o Gremio de hoje, e MUITOS de seus torcedores, não estão NEM AÍ em ajudar decisivamente para o sucesso do arqui-rival. Na certa, gostam de ver a imprensa colocar eles nas nuvens. Na certa, gostam de verem seus filhos sendo AXINCALHADOS a toda hora nas escolas. Na certa, não ligam de incomodações no trabalho, na vizinhança, na TV, no radio, no jornal……..e no inferno.
São para pessoas abiloladas assim, que o Gremio está entregue. Hoje, já viramos PIADA, pois os vermelhos, ressucitados por nós, estão no paraíso, graças a ajuda FRENÉTICA do Gremio, o clube mais digno, mais honrado, mais profissional………E MAIS IMBECIL DO BRASIL.
Rafael
23. nov, 2009
Desculpem usar esse tópico pra isso, mas preciso comentar
Com a negativa do Adilson Batista, eu acho que deveríamos efetivar o Rospide.
Mas me surgiu uma indagação. Se o Adilson Batista serviria, porque o Renato não?
Afinal, identificação com o clube ele tem (ainda maior), e títulos ele já alcançou maiores que o Adilson (Copa do Brasil) …
Francisco
23. nov, 2009
Boa Tarde a todos, e como com tal bagunça podemos saber em quem votar e até mesmo o que mudar. Isso está tal e qual a política do nosso país (em menor proporção).
Jonas Bernardes Silveira
23. nov, 2009
A constante mudança é uma característica da boa política, evita acontecer o que aconteceu no Vasco, com o Charuto Miranda; no Inter, com Pífio e Paspalho; no Cruzeiro, com a Família Perrella…
Falta liderança ao atual Grêmio, e não há, atualmente, no Conselho, um grande nome, com experiência e liderança.
Acho que a torcida deve conhecer melhor o Conselho, encontrar pessoas que possam garantir o futuro político do time.
Política ganha campeonato, infelizmente….
AquileS
23. nov, 2009
Concordo com teu ponto de vista e é um caso pra todos os Gremistas refletirem, quem paga o pato são sempre os jogadores, técnicos e direção atual.
.
Mas talvez a politicagem que esteja “estacionando” o Grêmio.
.
Vou postar teu post (hehe) na Comunidade do Grêmio, ok?
.
Tchau, bom texto.
AquileS
23. nov, 2009
Ih rapaz, apagaram meu tópico lá… acho que tem gente com rabo preso.
G. Acuto
23. nov, 2009
Não vejo a tal “oposição profissional”.
Aliás, se houvesse oposição MESMO, com fiscalização REAL, talvez o nosso GRÊMIO estivesse melhor.
De qualquer forma, sugiro ouvir os dois lados da questão, não só os apoiadores do presidente Duda.
Saudações tricolores.
G. Acuto
23. nov, 2009
Outra coisa: duvido que algum presidente do GRÊMIO tenha sofrido uma oposição maior que ODONE (com quem, aliás, não simpatizo).
Aqueles que ontem batiam hoje não querem receber críticas. É dose.
Charles Hansen Reply:
novembro 23rd, 2009 at 17:44
Oposição deve acontecer e criticas também. Eu mesmo sou bastante critico e externo minhas opiniões a respeito dos temas. É, no meu entender, parte fundamental da democracia: debate de ideias.
Odone foi muito criticado e fez uma baita gestão. Mostrou-se competente em muitos momentos e desastrados em outros, exemplo: caso Britto.
O problema é bem isso BATER gratuito e sem dar a cara. Bater no anonimato, via imprensa e sem assinar.
Luis F.
23. nov, 2009
Rafael Targanski,
É então parece que seguiremos nessa sina. Passam as e presidências e conselhos loucos para OXIGENAR as ideias de gestão e nada de avanço no marketing.
Ok isso já vem sendo comentado a tempos, mas algumas ações importantíssimas de marketing podem ser bem mais simples que contratar o CAJÁ. É isso que nos indiguina.
Não vou me alongar muito pra esperar o post sobre o “encontros”. Mas Rafael, pelo teu coment. já deu pra ver o tamanho do problema.
Aliás, o contrato com a Puma vai até o final do ano que vem?
Sancho
23. nov, 2009
A solução é tão simples quanto complexa. Mas antes “a César o que é de César”, afinal, é exatamente a expansão da democratização que propicia esse tipo de conflito.
Para que seja possível ampliar esse processo de democratização sem transformar o Grêmio num River Plate (vejam como está o clube argentino! Com sete candidatos e nenhuma solução), a profissionalização da Administração é vital.
Deve-se criar departamentos profissionais: Médico, Físico, Futebol (Profissional e Base), Jurídico, Marketing, Relações Institucionais (Consular e Quadro Social), Finanças e Contabilidade, etc. E os profissionais responsáveis por esses departamentos devem gozar de certa estabilidade, com regras definidas para demissão. E por terem estabilidade, deve haver regras definidas para contratação.
A idéia é que os profissionais trabalhem COM os dirigentes eleitos (ou indicados pela direção eleita); e não, PARA eles. Assim, eventuais crises políticas afetariam pouco as demais áreas do clube.
A complexidade está em COMO fazer isso…
G. Acuto
23. nov, 2009
Beleza, então. Concordamos no essencial.
penso também que é necessário investigar esses vazamentos à imprensa, levantar quem são os “amiguinhos” dos jornalistas que fazem essas safadezas, etc.
Um grande abraço.
EXERCITO GREMISTA
23. nov, 2009
TODA A DESGRACA CHAMA – SE ( G 6 e CIA ) , QUE ESTA NO PODER !!!!!!! 100% INCOMPETENCIA e BURRICE !!!!!! E AINDA QUEREM AJUDAR OS MACACOS SEREM TETRA DO BR … SACANAGEM PURA …
Luis F.
23. nov, 2009
Sancho, mudança de estatuto?
eu queria acreditar…
Josué Antonio
24. nov, 2009
Omorcego e demais,
Li todos os comentários deste post, além de fazer minha ronda diária em certos blogs e sites de notícias esportivas. O comentário do “omorcego”, apesar de bastante irritado, é compreensível e tem muitos pontos a ser pensados. Eu mesmo, há algumas semanas atrás, exatamente antes do jogo contra o São Paulo, ignorava completamente a colocação ou pretensões do time do zoológico da Lagoa, entretanto, hoje, já não posso verdadeiramente afirmar que torcerei pelo nosso Grêmio contra o Flamengo. Parte de mim quer sempre que o Grêmio siga a vencer, não importa contra qual time, não importa em que situação. Sempre me considerei mais gremista do que anti-colorado, mas, é impossível dizer que uma coisa não acompanha a outra.
Entre as coisas que foram ditas aqui, criticando a Geral do Grêmio e a atual posição da maioria dos torcedores (inclusive a minha), eu concordo que falta ação. Acredito que a maioria dos que vão na Geral são sócios ou sócio-torcedores do Grêmio. Por exemplo, no caso da camisa da Puma 2010, sendo discutida agora, deveria ter tido um alvoroço maior sobre isso. E ao sugerir isso, coloco completamente de lado a forma de torcer, que, copiando argentinos ou não, na minha opinião é a mais bonita, mais acalentadora e mais digna do Brasil. Extendo isso ao Portão 18-Velha Escola. Mas sim, falta atitude fora do campo. O Grêmio é uma instituição que pertence a nós, torcedores. O Quadro Social, a Ouvidoria, o Conselho… Toda a estrutura que nos é apresentada nos tais “Encontros com a Direção” existe, e devem ser usados. Quem não gostou da camisa, deveria ter deixado isso muito mais claro e abafar críticas encomendadas a Zero Hora falando bem de uma camisa que é simplesmente, feia. Engolimos essa. Próxima vez, espera-se que a voz do torcedor se faça ser ouvida pela direção. Relevando, a Puma fez um trabalho excelente com a farda da Libertadores, e, usou o mesmo design para a grande maioria de clubes europeus, o que mostra que realmente foi um design imposto a ferro e brasa sobre nós.
Falar que o Grêmio está se tornando um time “perdedor” é brabo. Tivemos bons resultados em 2007, ano passado também. Porque tivemos um ano para ser esquecido, não diminui a grandeza do nosso time.
O “sucesso” de 2006 do nosso arqui-rival, como disseste, não se deve ao Grêmio. Deve-se a uma boa administração de marketing, de base e know-how empresarial. Um aspecto que o nosso Grêmio tem, deve, precisa melhorar. Contaram com erros escrabosos de juízes e uma Libertadores como tem sido nos últimos anos: fácil. Contaram até mesmo com a sorte lá no Japão. Ganharam, foram campeões do mundo, e é isso. Aceita-se. O Grêmio fez a parte dele e marcou presença na Libertadores do ano seguinte, teve um caminho dificílimo contra um time marrento do Uruguay e dois grandes clubes brasileiros, mas, caiu honrosamente na última peleia. Fez um bom Brasileirão, apesar de não conquistar vaga na Libertadores. O elenco de 2007, após a saída de Carlos Eduardo, Lúcio, Lucas, tornou-se crítico ao ponto da nossa lateral-esquerda ficar rachada entre o peruano e ex-colorado Hidalgo e Anderson Pico. Partindo desse princípio, fizemos um 2007 muito além do esperado.
Sobre a Geral, concordo que há quem vai só como se estivesse indo para uma balada. Quer festa. Quer se sentir parte de algo maior. Claro, ver o Grêmio, mas, confesso que sinto que há pessoas que vão lá mais pela oportunidade de cantar Whisky a Go Go e Pingos de Amor do que para ver o clube vencer. Por isso (e outros) me fui para trás da outra goleira. Mesmo assim, devemos respeitar a Geral pelo que ela é. Por fazer parte da política, e, infelizmente, da politicagem também (“Meira, Grêmio sempre foi raça”, protesto ou politicagem…). Enfim. Sem a Geral, o Grêmio, com certeza, não causaria o pânico que causa no santuário Olímpico Monumental. Porque é visível que muitos jogadores não sabem da mística do manto tricolor. Os torcedores sabem.
Sobre esse racha político, realmente gostaria de saber mais do que acontece nos bastidores. É sempre bom saber o nome de conselheiros atuantes, assim como é bom essa interação, saber sobre estes que regem os bastidores do nosso clube.
César Pacheco, Cícero Souza, Mauro Galvão, André Krieger, Onofre Meira… Eles “montam” o Grêmio, fazem (ou faziam) do Grêmio ser o que é hoje. Há que se dar a cara a tapa. Remunerados ou não.
Sancho
24. nov, 2009
Luís F.,
Como eu disse, a solução é simples, porém difícil (não pode ser simples e complexa ao mesmo tempo, dã!).
Criar uma administração independente, profissional, de certa forma alheia aos movimentos políticos é o melhor caminho a se adotar. Mas é difícil criar um equilíbrio para que isso não resulte num engessamento, ou numa transferência de propriedade do clube para os empregados.
Contudo, se as lideranças do clube resolverem seguir por esse caminho, ele é possível. Só acho que não querem. Porque o que se deseja mesmo é fazer o que se bem entende com o clube.
Anderson Kegler
25. nov, 2009
Os teus comentários sobre a GERAL do GRÊMIO mostram o teu total desconhecimento de causa.
Primeiramente a GERAL é composta basicamente de Sócios e Sócios Torcedores. Ela é, senão a única, a maior responsável pelo elevado número de sócios existentes hoje no GRÊMIO. A campanha de associação feita foi a única ação de marketing do Clube em anos.
Ninguém ali desrespeita o Sócio! Pede-se, e isso sim com veemência, que a Social alente, cante e incentive o Time em campo. Não se admite corneteiros na Cancha.
Quanto à questão da camiseta dos últimos anos digo que elas têm sido muito mal elaboradas, são feias mesmo. E com isso incluo até a da Libertadores porque ainda não entendi o dourado aquele… opinião pessoal. Mas isso é culpa do nosso marketing. Ele deixa pra mostrar quando não tem mais volta. Ao invés de mostrar antes, mas aí pode ser que em vez de ser um sucesso parcial a camiseta venda em recordes.
Agora, imitação de argentino?? Sério? Começamos inspirados no estilo deles que é muito melhor que ficar sentadinho comendo pipoca e vaiando, tu não achas? Mas faz tempo que, apesar dos desmandos da direção e da BM, superamos em muito nossa inspiração e criamos escola.
Sobre ser zoado na escola, meu amigo eu sou dos anos 70 então essa de pressão não cola. GREMISTA mete o pé na porta e se impõe!! O GREMISMO se cria na adversidade, na luta. Ser torcedor na hora da vitória é fácil, aí até morango tem time!
Entregar jogo em casa? NUNCA!! Fora, até da pra pensar uma vez que nada temos neste campeonato.
Só espero que as coisas mudem para o ano que vem. Mas para isso temos de ser políticos. Acho que nossa omissão durante anos é um dos motivos do que acontece com o GRÊMIO.
E o GRÊMIO é o mais importante de tudo, somos todos GREMISTAS!
Ah, são opiniões e nem de longe quero ofender ou atacar alguém.