Vendávei$ tricolore$
Publicado em 27/jul/2009 por Charles Hansen.
Tags: mercado; vendas; contratações; situação economica; dificuldades; dinheiro

Quando falamos de dinheiro não é nenhuma novidade as fortes restrições enfrentadas pelo clube, decorrente dos legados oriundos do passado. As más gestões que passaram na última década destroçaram a saúde financeira e, por muitas vezes, impediu que fosse feito o investimento que faltava para uma volta olímpica. Poderia ter sido um matador, um lateral cruzador ou um habilidoso articulador. Independente do momento, na última década, em algum momento algo faltou.
Duda Kroeff, ao assumir como mandatário do clube, apostou todas suas fichas na conquista da América. A Libertadores mais ganha dos últimos tempos, acredito veementemente nisso, escapou no detalhe de nossas mãos. Mal ou bem essa direção investiu todos os centavos possíveis - economizados ou antecipados (cotas de TV, patrocínios , …) – para formar um time capaz. Não deu, perdemos muito mais na bola e na indefinição da casamata do que nas carências dentro do campo. Inegavelmente, se tivéssemos também esse ou aquele jogador talvez a história poderia ser outra.
Mas, enfim, águas passadas não movem moinhos e um novo objetivo está traçado: Libertadores 2010. Para atingir essa meta é fato que precisamos nos reforçar. Recentemente, o diretor financeiro do clube, Irany Santanna, falou abertamente sobre a situação do clube e afirmou que o futebol bate no seu teto orçamentário. O Meira declara que a maior contratação é a manutenção do grupo – o que não discordo – e acena sem muito ímpeto que alguém possa vir.
Fato é que as perspetivas não são muito boas. Sem dinheiro o Grêmio não vai para o mercado, e ficará difícil trazer um nome que efetivamente agregue. Sem abonados parceiros o clube não tem outra saída senão se desfazer dos seus talentos. Dificilmente sairemos ilesos da janela de agosto. Ao menos um nome acabará deixando o clube. Precisamos de dinheiro e, portanto, precisamos vender.
Especulações diárias:. Victor, Leo, Rever, Douglas Costas ou algum garoto da base. O desafio todo passa por saber qual nome escolher, se é que temos esse direito. Proponho para os leitores do Grêmio Copero opinarem qual a melhor saída no atual momento. Se fosse para vender, quem vocês venderiam? Como conseguir o dinheiro para contratações? E com dinheiro em mãos, onde aplicariam esse capital?
Minha sugestão: Vender Douglas Costa que até agora é só promessa de craque. Compra de Máxi Lopez, de dois laterais e um meia-cancha de qualidade. E, se sobrasse, o que acho difícil porque somos péssimos em vendas, destinaria para os credores que batem incansavelmente em nossa porta.







Carlos
28. jul, 2009
Olha na minha opiniao a melhor venda seria Leo, pois nao eh o mesmo de anos atraz, e Rafa Marques eh titular indispesavel, nao pelos gols e sim pelas atuações la traz q eh o mais importante.
E com a venda de Leo q nao anda muito bem, poderia ter de contratas vc foi dito 2 laterais, pois Fabio Santos eh nulo, 0 a esquerda e Mario nao eh lateral.
E FORÇA GREMIO
joao frohlich
28. jul, 2009
charles, concordo plenamente contigo, em tudo que disse
Alexandre
28. jul, 2009
Nenhuma das alternativas mencionadas ;
A medida é a alteração no estatuto visando uma ampla, geral e irrestrita democratização das categorias de base.
Após cada desclassificação ouve-se no Olímpico:
” Temos que contratar” ou “temos que buscar reforços ” .
Porém já está mais do que provado no futebol que a base de um time se monta à partir de suas categorias de base ; restando às posições carentes ; aí sim as devidas contratações.
Pois o Grêmio ; a exemplo do que ocorre em muitos times europeus ; têm formado sua base de time à partir de contratações.
Porém no sentido inverso ; a cada temporada que transcorre ; é cada vez maior a necessidade de contratações ; fato que faz “sangrar” os cofres do clube.
Pois em que pese à partir da posse da diretoria pós Obino o clube ter começado a dar mais atenção as suas categorias de base ; há uma mudança que ainda se faz urgentemente necessária:
A gratuidade nas escolinhas das categorias de base.
Pois muitos garotos de famílias gremistas humildes ( que muitas vezes sequer têem o dinheiro para a passagem de ônibus até o estádio Olímpico ) acabam por abandonar prematuramente a carreira e/ou na maioria das vezes se transferir para o arqui-rival , pois lá este serviço é inteiramente gratuito.
E é a duras penas que sou obrigado a lembrar que o arqui-rival sagrou-se campeão mundial em 2006 após bater o Barcelona ; clube que tinha a base de seu time titular ; formada por milionárias contratações.
Alexandre
28. jul, 2009
Comentário retificado:
Nenhuma das alternativas mencionadas ;
A medida é a alteração no estatuto visando uma ampla, geral e irrestrita democratização das categorias de base.
Após cada desclassificação ouve-se no Olímpico:
” Temos que contratar” ou “temos que buscar reforços” .
Pois já está mais do que provado no futebol que a base de um time se monta à partir de suas categorias de base ; restando às posições carentes ; aí sim as devidas contratações.
Pois o Grêmio ; a exemplo do que ocorre em muitos times europeus ; têm formado sua base de time à partir de contratações.
Porém no sentido inverso ; a cada temporada que transcorre ; é cada vez maior a necessidade de contratações ; fato que faz “sangrar” os cofres do clube.
Pois em que pese à partir da posse da diretoria pós Obino o clube ter começado a dar mais atenção as suas categorias de base ; há uma mudança que ainda se faz urgentemente necessária:
A gratuidade nas escolinhas das categorias de base.
Pois muitos garotos de famílias gremistas humildes ( que muitas vezes sequer têem o dinheiro para a passagem de ônibus até o estádio Olímpico ) acabam por abandonar prematuramente a carreira e/ou na maioria das vezes transferem-se para o arqui-rival , pois lá este serviço é inteiramente gratuito.
E é a duras penas que sou obrigado a lembrar que o arqui-rival sagrou-se campeão mundial em 2006 após bater o Barcelona ; clube que tinha a base de seu time titular ; formada por milionárias contratações.
christian sponchiado
28. jul, 2009
Se fosse pra escolher quem vender, sem duvidas seriam: Douglas Costa, a “promessa e o Leo, que como o Carlos comentou, nao eh o mesmo zagueiro confiavel de outros anos, mas ainda tem mercado pra ser negociado pra Europa.
O unico que eu nao venderia por dinheiro nenhum seria o Victor, nao eh toda hora que se acha um goleiro desse nivel, quantos anos nao levamos ate achar um golerio confiavel.
Vicente
28. jul, 2009
Acho que há uma grande distância entre essas propostas “divulgadas” pela mídia e a realidade. Duvido que essas cogitações sejam assim tão intensas.
E quanto a vender, bem, não cabe ao Grêmio escolher quem vende. É o mercado que vai dizer quem será comprado ou não. E, imaginando como devem estar as nossas contas, o Grêmio vai acabar vendendo seja quem for pelo primeiro valor que aparecer. Se eu fosse o presidente, acho que não teria muita escolha. Agradeçam ao Guerreiro e à ISL.
jezreel
28. jul, 2009
fecho contigo meu irmao
Charles Hansen
28. jul, 2009
Vicente. Concordo contigo, mas ficaste em cima do muro. Arriscaria uma sugestão se fosse mandatório do clube? As vezes, não estou dizendo que é o teu caso, a torcida cobra contratações mas esquece das dificuldades. Fica simplista, não achas?
Felipe
28. jul, 2009
Belo e na minha opinião acertado post Charles!
Concordo em vender uma ainda promessa que vale ouro e seguraria o Xuxa, mas com contrato de duas copas ao menos… precisamos pensar a continuidade do grupo, caso contrário teremos outras caras na imagem acima no próximo ano e assim vai…
Além disso gostaria de lembrar que mais uma vez se repete a história…
O torcedor puxa pra si a iniciativa de falar em projeto LA e não houve nada do clube que como uma desculpa antecipada (vergonha de assumir a falta de competência e visão) fala em dificuldades financeiras…
Concordo que a única correção para o problema seja a venda de um ou mais jogadores para fora, mas até quando vamos iniciar um projeto com este argumento?
Estamos habituados a fazer projetos baseados na fé e no estímulo do torcedor, quando é que vamos fazer projetos de montar um time, tornar o clube rentável, ampliar a relação com o torcedor, administrar o futuro do clube… lamentável!
Dói dizer isso, mas o Grêmio ignora a sua grandeza….
Abraço!
Pao
28. jul, 2009
Venderia o Fabio Santos, o Jonas, Jadilson, e mais uns…
Como nao ganho um saco de bala sete belas por eles, venderia o Douglas Costa certo, piá marrento, cachaceiro, espero que os empresarios e times nao vejam meu comentario…
thiago costa cardos
28. jul, 2009
Saudações imortais
Sobre as vendas o dudaobino kroeff tem que botar o douglas pra joga primeiro pra tirar o foco dos jogadores que realmente sustentam nossa campanha Réver, Victor, Léo e souza.
O Grêmio tá deixando oportunidade passar e o prodigio tá se queimando com ele mesmo, vide bruno soneca.
Vende o prodigio pela metade que ele vale 10 milhas na bucha e pede 15 porcento na futura venda. Assim salvamos nossos jogadores importantes, pagamos os salários em dia, o condomínio prioridade e até podemos sonhar em comprar a Barbie que custa entorno de 5 milhas de Euro. Caro!!!
Nesse momento não podemos exigir o valor certo dele!!
PS: sobre Emerson minha preocupação é que ele não consiga render o que nós queremos que ele renda, como aconteceu com la bruja lora do Paulo Nunes e lo jefe Hugo De Leon, como técnico.
Que ele é um baita jogador não há duvida, tenho medo de nós vaiarmos nossa história, o nosso patrimônio.
Minwer
28. jul, 2009
O que tá jogando menos é o Léo, mas o valor dele não é o mesmo de um, dois anos atrás. Minha opção seria o Douglas, mas mantendo uma porcentagem do passe dele pra que numa negociação entre clubes europeus (onde rola muuuuuuito mais grana) a gente lucrasse mais um pouco.
ANDERSON
28. jul, 2009
VENDERIA O LEO E O DOUGLAS COSTA, POR QUE TEM SUBSTITUTO A ALTURA.
Daniel Dias
28. jul, 2009
Olha todos nós sabemos que o Grêmio ainda não vendeu ninguém pq nenhuma proposta concreta chegou. Por preferência venderia o Leo e o Douglas Costa (para mim novo Bruno soneca) jogador de exceção entre se firma e tira quem quer que seja do time, o que não é o caso do Douglas no momento. Infelizmente a venda será ou de Victor ou de Rever que hoje são inegavelmente os expoentes técnicos do time e se possivel fosse que o presidente vendesse somente o Rever, pois achar outro goleiro da qualidade do Victor não é tarefa das mais faceis.
Acho que foi o Alexandre em um comentario acima que citou as categorias de base como solução. Pois saiba caro amigo gremista que estou 100% com suas idéias e acho que de lá sairão as soluções para nossos problemas financeiros e técnicos.
Rafael
28. jul, 2009
Se aquelas noticias que vem da Inglaterra fossem verdadeiras, tinha que vender o Douglas Costa, garoto problema, CORRENDO!
edu
28. jul, 2009
Tenho certeza que sai o goleiro Victor “selenike”
Teriamos que atender é os pedidos do Santo Autuori!
Abrass
caldeira
28. jul, 2009
Bueno Charles,
meu vendável seria o Douglas, também investiria no Maxi 1,5mil euros, se render bem no brasileiro e for convocado para a seleção Argentina renderá muito mais. Investira muita grana nas categorias de base e na compra de jogadores jovens, exemplo do Mário Fernandes (doril), um promissor zagueiro que está virando um bom lateral nas mãos do Autuori. Os investimentos são baixos e mais fácil moldar um garoto promissor do que um marmanjo metido. Outra coisa se o mercado interno esta concorrido, por que não mirarmos as categorias de base das fronteiras, o futebol Argentino apesar de vender bem para a europa (pois os jogadores deles não pedem para voltar após um mes), paga bem menos que o futebol brasileiro. Ficar de olho em jovens talentos portenhos que tenham a possibilidade de conseguir uma cidadania brasileira pode ser um ótimo investimento.
Germano
28. jul, 2009
Alguém já viu vídeos do douglas no youtube?
O guri joga de mais, apenas não se encontrou, o que, na minha opinião é por falta de confiança, além, é claro, de escorregadas – que, lembro, TODOS cometem – fora de campo. Mas eu quero vibrar na arquibancada com alguém da base, não com algum qualquer que venha da bolívia, argentina, rio de janeira ou onde quer que seja. Quero um ídolo e craque da azenha, como foi o lucas e o ânderson e como poderia ter sido carlos eduardo, vendido prematuramente. Gosto muito do Máxi, mas, pra mim, o ídolo vem da base. Se tivesse que vender, venderia o Léo, que já está aí há três anos e vem paulatinamente caindo de rendimento, apesar de ser ainda um bom jogador.
Renan
28. jul, 2009
Também acho que se alguem fosse ser vendido que fosse o Léo!
ou o Douglas costa,que falam,falam nele mais nunca vi o guri joga bem ;x
mais vai saber…
bom mesmo seria um idolo da azenha como diz o Germano
André-SP
28. jul, 2009
Amigos tricolores,
Quem o Grêmio vai vender eu não sei. O que eu sei é que celebramos hoje os 26 anos da conquista da nossa primeira Libertadores, e isso deve ser lembrado por cada gremista.
Parabéns a todos aqueles que vestem o manto azul, branco e preto, pelo título que abriu a nossa série vitoriosa de vitórias internacionais.
E, nunca é demais lembrar, há 26 anos o primeiro time destes pagos contrariou todos os prognósticos e colocou o futebol gaúcho no mapa da América!
PARABÉNS, GRÊMIO!
caldeira
28. jul, 2009
Para quem como eu acredita no investimento das categorias de base vai mais uma notícia
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1246153-9842,00.html
Alfredo Alvarez Diaz
28. jul, 2009
O ideal seria manter todos, mas como é difícil, o melhor é vender Réver (que esta pensando em ir mesmo) mas não Douglas Costa, o que deve ser feito é um trabalho individual físico e pscicologico com este jovem jogador que num futuro próximo pode ser titular e é forte candidato a craque.
Quando este momento chegar (com muito trabalho e suor) o Grêmio vai aprender a vender jogadores, talvez por um preço maior que Pato e Nilmar? Por que não? Alguma lição devemos tirar do nosso filho, já que eles tiram lições nossas a pouco mais de 100 anos e não nos cobram direitos autorais, a imitação é livre – em tudo.
Vender Victor: Nunca.
Vender Léo: Não.
Comprar Maxi: Sim.
Por burrices citadas nas entrelinhas do post das passadas direções do Grêmio deixamos de ganhar títulos em tempos que qualquer time (qualquer mesmo) um pouquinho acima da média conquista algo.O meta é manter jogadores, criar um grupo forte não só no futebol – na garra e na moral também, um Grêmio tradicional; quantidade de sócios condizente com o tamanho da torcida do Grêmio, para só a partir daí disputar títulos.Mas disputar, não apenas participar.
O ”segredo” é entrar ”as ganha” em Gauchão,Brasileiro, Libertadores e mais o que for, só assim se conquista algo, e um título (grande) já salva o ano.
Desdenhar de competições (principalmente) internacionais é mais do que simples burrice, é amadorismo, é ser perdedor: não é o Grêmio.
viniciusjc
28. jul, 2009
Desses, o D. Costa, sem dúvida. Mas é negócio de risco, pois pode mesmo vir a ser o craque que se espera.
Um dos zagueiros também seria bom negócio, já que o R. Marques tem entrado bem, e temos ainda o Thiego, o Mário F., o Saimon…
Acho que a saída é tentar manter o grupo, sem desmanches, para 2010, e apostar na base. O único jeito de contarmos com novos craques no time é revelando alguém do Grêmio.
Mas, se pudermos contratar, gostaria de ver repatriado ou Diego Souza ou Hugo.
Rodrigo Lorenzi
29. jul, 2009
Charles, eu sem ser profissional da area, precisando vender alguem o ultimo a ser vendido deveria ser o Rever.
O Leo sempre apresenta esta queda tecnica quando abre as janelas de venda de jogadores. Vitor é demais, quem nao gosta, mas o Marcelo foi muito bem.
Quanto ao Maxi eu tenho algumas restricoes tecnicas e aqui em Florianopolis ele nao foi racudo, pegador como foi o Herrera por exemplo. E temos que levar em conta o custo-beneficio.
O Caldeira apresentou idéias ótimas.
Caldeira o marketing do Grêmio não poderia ter tido uma idéia dessas, com o Emerson por exemplo apresentando, valorizando e ate oferecendo os nossos jogadores de base? Forma-se jogadores também para vender. Antes de alguma patrulha, a vida é assim.
Cob
29. jul, 2009
Leo acredito ja estar de saida, eh a unica razao dele ser titular ainda, visibilidade para venda… e o douglas costa eh questao de tempo tbm…
Tbm acredito que Vitor ou Rever devem sair, visto que o empre$aario eh o mesmo, nao vai correr o risco de perder essa oportunidade de ganhar dinheiro…diria que a saida do rever seria a menos ruim…
manutencao dos meias e do maxi eh muito importante..
Peter
29. jul, 2009
Eu venderia o Léo, sem sombra de dúvidas !!! E se bobear, o “grande-nunca-vi” craque Douglas Costa. Aí, daria pra comprar algum jogador por aí e quem sabe, eu disse, quem sabe, investir no Maxi (ainda não acho essa pelota toda, mas que é brigador, isso é). Victor nem pensar !!! O melhor goleiro desde há muito não visto por estas cercanias. E o Réver, acho que seria melhor pra ele e pra nós, óbvio, que ficasse mais uma temporada no Grêmio.
No mais, vivemos, dia-a-dia, de especulações e conjunções em torno do nosso Grêmio amado. Essa diretoria é muito incompetente e covarde e isso não é de agora. São um bando de “paneleiros”, metidos à bacana. Credo. Nós somos loucos, apaixonados pelo manto tricolor, só isso mesmo pra explicar essa nossa loucura. No mais, tinham que mandam nos prender !!!
Alex Alvarez
29. jul, 2009
Concordo plenamente contigo, Charles. Vender Douglas Costa, que até agora é só promessa de craque, e reforçar a equipe. Acho que a saída dele seria a que o Grêmio menos sentiria, já que ele não tem entrado muito em campo, nem contribuído de forma marcante quando entrou. Perder Victor ou Rever seria péssimo.
Espero que algum milagre faça a diretoria tomar a decisão correta.